Site Responsivo, Versão para celulares e tablets

Um site precisa ser responsivo? Aliás, o que é um site responsivo?

Você já deve ter passado por isso: procura uma informação pelo celular, clica no site e… ele aparece bem pequenininho. Tem que dar zoom na tela e se esforçar para achar o que está buscando. E essa é a melhor das hipóteses, porque se for meio difícil você provavelmente vai desistir no meio do caminho. Isso acontece porque o site que você acessou não era responsivo, ou seja, não se adapta ao dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Explica-se: até relativamente pouco tempo os sites eram acessados principalmente por um computador, então eram desenvolvidos para uma tela maior e para esse sistema. Acontece que o celular (e o tablet também, embora em menor medida) foi ocupando cada vez mais o posto de principal meio de acesso das pessoas à internet.

Celular ganha espaço no acesso à internet

Para ter uma ideia, 46% dos lares brasileiros têm computador, mas 57% da população acessa a internet. Daí se pode ver que uma parcela significa da população acessa a internet apenas pelo celular. Os números são de um estudo do IBGE, que mostra também que 78,3% da população tem um celular. São 139 milhões de pessoas.

E tem mais: na hora de ranquear os resultados, o Google “premia” os sites responsivos, que se adaptam ao dispositivo pelo qual estão sendo acessados. Ou seja, se antes o problema era “apenas” a difícil visualização, agora, além disso, um site não responsivo dificilmente será encontrado. Vale lembrar que 93% dos usuários olham apenas a primeira página de resultados do Google. Se o seu site estiver na 10ª página é quase como se não existisse.

Então, retomando a pergunta do título, sim, um site deve ser responsivo. O layout e a estrutura devem estar adaptados para celular, tablet e computador, proporcionando uma experiência melhor para o usuário e permitindo que esteja mais bem posicionado nos sites de busca.

Não sabe se o seu site é responsivo?

Existem várias ferramentas que mostram como o site fica em diferentes resoluções de tela e o próprio Google tem um teste de compatibilidade gratuito. Confira:

Meu site não é responsivo. E agora?

Se o seu site foi feito já há algum tempo e não é responsivo, a Dream Mídia pode fazer essa adaptação para você. Entre em contato com a gente. Nossa equipe vai analisar e oferecer a melhor solução para você. Pode ficar tranquilo que não é caro!

Vou fazer um site novo. Preciso pagar a mais para que ele seja responsivo?

A resposta para essa pergunta é: depende. Ou seja, depende do que você contratar. Há quem cobre à parte por isso, enquanto outros já incluem o valor desse serviço no pacote, considerando que hoje em dia faz pouco sentido desenvolver um site que não seja responsivo.

No entanto, é importante saber que essa adaptação é, de fato, um serviço a mais para o desenvolvedor. Ou seja, pagando à parte ou já incluído no pacote, de alguma forma esse serviço será remunerado.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções para criação de sites e adaptação para site responsivo!